Document Actions

Cobertura Jornalística

Países declaram não aceitar postura da ISO/IEC
Gestores de órgãos governamentais de TI do Brasil, África do Sul, Venezuela, Equador, Cuba e Paraguai assinaram, durante o Consegi 2008, uma carta de protesto ao tratamento dado aos apelos apresentados por Brasil, África do Sul, Venezuela e Índia à aprovação do formato OpenXML pela ISO/IEC, organismos que regem normas internacionais.

Consegi 2008 integrou governo e sociedade
Realizado pelo Serpro e SLTI, o Consegi 2008, para além da apresentação de projetos e produtos, foi um marco da integração de governo e da participação da sociedade na definição e acompanhamento das políticas de tecnologia da informação e comunicação.

“A TV do futuro é impensável sem interatividade”
A declaração foi dada pelo secretário nacional de política de informática (Sepin-MCT), Augusto Gadelha, no painel TV Digital e Interatividade, realizado na tarde do último dia do Consegi 2008.

Software proprietário também mata
Dependência, monopólio e manipulação não são características exclusivas da indústria do tabaco. Esta é a opinião do fundador da Fundação Software Livre América Latina.

TIC fortalece politicas de desenvolvimento social
"A formulação, execução e acompanhamento das políticas sociais em larga escala e de forma centralizada seria impossível sem as tecnologias de informação e comunicação", declarou o Ministro Patrus Ananias na sua participação do Consegi 2008.

Migração para software livre avança no continente
A adoção de Software Livre (SL) é um movimento mundial e com grande força na América Latina. O painel Migração para Software Livre, realizado no Consegi 2008, apresentou um panorama do uso da plataforma aberta nos governos da Argentina, Venezuela, Equador e Brasil.

Tecnologia deve aproximar governos e cidadãos
A relação entre cidadãos e seus governos foi o tema do painel “Governo Eletrônico: os desafios em direção as necessidades da Sociedade”, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 29, no Consegi, sob a mediação do diretor do Serpro, Antônio Sérgio Borba Cangiano.

Incentivo ao software nacional é pauta no Consegi
O painel "Mecanismos de apoio e inovação na Produção de Software" debateu financiamento e incentivo fiscal ao desenvolvimento de software.

Conceito de inclusão digital deve ser reavaliado
A assessora do Ministério da Educação e coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC/UFRGS), Léa da Cruz Fagundes, abordou o tema “Modelos de Uso na Tecnologia digital para inovações na educação” na palestra “Um computador por aluno”, realizada esta manhã no Consegi 2008.

Consegi debate criação de um mapa da inclusão digital no país
Por quê, para quê, qual a necessidade e como fazer uma avaliação consistente das ações de inclusão digital espalhadas pelo território brasileiro? Essas foram as questões abordadas pelo painel "Acompanhamento e Avaliação de Iniciativas de Inclusão Digital", realizado hoje, 29, no Consegi 2008.

Consegi discute modelos de gestão para telecentros
Representantes de diversas iniciativas de inclusão digital, dos governos estaduais e federal, se reuniram hoje, 29, para debater a convergência de tecnologias livres em favor das necessidades dos projetos de inclusão digital.

Tecnologia e desenvolvimento a serviço da região trinacional
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), criado em 2003, foi tema de uma das primeiras palestras realizadas na manhã desta sexta-feira, 29, no Consegi 2008.

Último dia do Consegi conta com nove oficinas
As atividades do dia 29, sexta-feira, envolvem assuntos como Responsabilidade Social, educação a distância e desenvolvimento em software livre. Confira a lista completa das oficinas do dia.

Licenciamento é garantia de liberdade
O painel "Modelos de Licenciamento para Software Livre" que aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 28, levantou uma questão interessante: porque instituir licença para um software livre?

Computador para Inclusão amplia rede no Consegi
A palestra sobre Computador para Inclusão atraiu interessados em participar da rede de parceiros do projeto.

Padrão aberto deve ser decisão mundial
O padrão ODF (Open Document Format), que deverá ser adotado por diversas instituições públicas, de acordo com o compromisso firmado no Protocolo Brasília, foi tema de palestra no segundo dia de Consegi.

Discussão do formato ODF prossegue em painel sobre CISL
Painel abordou as ações e perspectivas do Comitê de Implementação de Software Livre no Governo Federal– CISL na manhã do segundo dia do Consegi. O formato ODF voltou a ser debatido no encontro.

Xemelê é lançado no Consegi 2008
Durante a realização do painel "Produção do Conhecimento como bem público", o Ministério da Cultura oficializou o lançamento do Xemelê, ferramenta que apresenta um conjunto de plugins que transforma a plataforma Wordpress em um gerenciador de portais. O nome Xemelê presta homenagem ao padrão aberto XML.

Sustentabilidade e viabilidade são os focos da governança em TI
Painel discute a melhor forma de integrar os benefícios da tecnologia com a diversidade do governo.

Índios Online se despedem do Consegi 2008
No segundo dia do congresso, apresentação dos índios da Rede Índios Online atraiu os participantes para o saguão do evento. Confira algumas imagens.

Lei contra Cibercrimes é discutida no Consegi
Debatedores falam sobre os pontos polêmicos e o caráter restritivo da PLS 137/2000.

Novos tempos exigem novos métodos para a educação
O casamento entre tecnologia e metodologia de ensino foi debatido no painel “Tecnologias para Educação a Distância”, sob a mediação da coordenadora do setor de Educação Corporativa do Serpro, Maísa Pieroni. A atividade ocorreu na manhã desta quinta-feira, durante o Consegi 2008.

Urnas das eleições 2008 serão 100% livres
Dentre as novidades anunciadas para as eleições municipais deste ano, Giuseppe Janino, secretário de TI do Tribunal Superior Eleitoral, destacou que todas as urnas eletrônicas estão adaptadas para Linux.

Incluir é uma questão de cidadania
Debate ocorrido no Consegi 2008 identificou os caminhos e as ações governamentais para a ampliação do acesso à informação.

Educação a distância impulsiona democratização do conhecimento
O trabalho de educação a distância da Previdência Social com utilização da ferramenta livre moodle foi apresentado na manhã do segundo dia do Consegi 2008.

Universo da certificação digital é apresentado no Consegi 2008
O tema “Certificação Digital” foi abordado em três palestras, que ocorreram na manhã deste segundo dia de Consegi. As apresentações foram conduzidas por representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), do Serpro e da Receita Federal.

Assista aos vídeos do Consegi 2008
A cobertura audiovisual inclui entrevistas, mesa de abertura e imagens do local. Além disso, o evento pode ser acompanhado ao vivo pela Internet.

Consegi promove novas discussões sobre e-Ping e e-Gov
"Digitalização, Estado e Democracia no Brasil", esse foi o foco da discussão de mesa composta por Diego Canabarro, pesquisador do CNPq, Marco Cepik, professor da UFRGS, e João Ferri, da SLTI, durante o Consegi 2008.

Estudantes de Universidade de Goiás invadem o Consegi
Um grupo com cerca de 40 estudantes de Análise de Sistemas da Universidade de Goiás chegou na manhã desta quinta-feira ao Consegi 2008.

Software Livre favorece o movimento de Economia Solidária
22 mil empreendimentos no Brasil utilizam uma lógica alternativa de mercado: a de cooperação e compartilhamento. Eles trabalham em cooperativas e agregam o movimento Economia Solidária no país.

Consegi promove a III Rodada de Compartilhamento de Software
O encontro reforça a postura colaborativa entre órgãos de governo e sociedade, impulsionando as redes de desenvolvimento de software. Ao longo do dia, 14 soluções livres serão apresentadas e disponibilizadas para o público.

Segundo dia do Consegi oferece 14 oficinas
As atividades do dia 28, quinta-feira, abordam temas como TV Digital, educação a distância e desenvolvimento em software livre. Confira a lista completa das oficinas do dia.

Software Livre levará o Brasil a outro patamar
Painel “Infra-estrutura e Tecnologias Livres para cumprimento de Políticas Públicas” abordou o papel do Estado no incentivo ao SL.

Reformulação do Siafi é tema de palestra no Consegi 2008
Com o objetivo de modernizar a tecnologia, reduzir riscos de manutenção, diminuir custos de produção e recuperar conhecimento técnico, o Novo Siafi será desenvolvido em software livre.

Novas tecnologias ampliam a transparência dos governos
O painel 'Iniciativas, padrões e barreiras para um Estado transparente' foi realizado no final da primeira tarde do Consegi e teve a participação do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Francisco Gaetani, e do Coordenador da Comissão de Tecnologia do Mercosul, Adrian Carballo.

ONGs discutem melhores formas para promover o SL
A palestra "Organizações Não-Governamentais para promoção do software livre" abordou as experiências de algumas das instituições que incentivam o uso do software livre no planeta. O encontro ofereceu oportunidade para a troca de idéias e dificuldades encontradas na criação e no dia-a-dia dessas associações.

Consegi debate a democratização do conhecimento
O Painel "Cidades Solidárias em Rede: ocupação, desenvolvimento e novas abordagens" atraiu o público interessado na concretização do compartilhamento do conhecimento para o cidadão. A atividade foi aberta com uma apresentação da Cia. Artcum, ponto de cultura inspirado no folclore nordestino - Bumba meu Boi.

Celepar apresenta sua experiência de migração para SL
O diretor de serviços IP e Multimídia da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Cláudio Dutra, trouxe a “Experiência da Celepar com Software Livre” para a primeira tarde do Consegi 2008.

Argentina, Brasil e Cabo Verde apresentam ações de e-Gov
O Consegi mostrou na tarde de hoje, 27 de agosto, os projetos de Governo Eletrônico do Brasil, Argentina e Cabo verde.

Consegi reúne lideranças de TI em Brasília
Evento começa com apresentação cultural e assinatura do Protocolo ODF.

Universo do software livre é mais democrático, dinâmico e criativo
Diante de um auditório lotado, o palestrante Bruce Momjian, da EntrepriseDB, de New Jersey (EUA), falou sobre o passado, o presente e o futuro do desenvolvimento de software livre, mais especificamente do PostgreSQL, de cuja comunidade global de desenvolvimento é co-fundador.

Competitividade e compartilhamento não se excluem
A formação das redes de conhecimento e o trabalho cooperado surgidos nos últimos anos e a influência dos mesmos na integração de órgãos de governo e entre países foi o principal assunto do painel intitulado “Colaboração e Compartilhamento: Produção e apropriação social de Tecnologias da Informação”.

Telecentros colaboram para a emancipação das comunidades
O Painel Redes Comunitárias e Telecentros, realizado hoje, 27, no Consegi 2008, discutiu o fortalecimento das redes comunitárias, a partir do impacto dos telecentros nas comunidades locais.

Governos têm papel central na promoção do software livre
No primeiro dia do Consegi, painel reúne representantes de Brasil, Argentina, Cabo Verde, Cuba, Equador, Índia, Uruguai e Venezuela para discutir alternativas de licenciamento de software livre.

Autoridades do Governo Federal participam do Consegi
O Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico – Consegi 2008 começa nesta quarta-feira, 27 de agosto, e conta em sua programação com a presença de diversas autoridades do Governo Federal.